por Allan Reis
A Ecologia é um tema bem recente no espaço acadêmico e a Ecoteologia é um assunto extremamente recente no meio teológico evangélico, diante das imensas dificuldades que a humanidade tem enfrentado diante da natureza, se faz urgente a teologia convidar aos cristãos para uma reflexão apurada sobre a posição, a atitude e as oportunidades que a igreja tem para abençoar e preservar o planeta Terra pensando nisto a revista Ultimato lançou em janeiro de 2008 a seção "Meio Ambiente e Fé Cristã" onde diversos colunistas escrevem sobre a importância de compreender a atitude cristã diante do meio ambiente, iremos publicar aqui no blog uma por semana pois acreditamos que as leituras destes textos ampliaram e aprofundaram nossos pré-conhecimentos a respeito da abordagem bíblica sobre o cuidado com o planeta.
Para facilitar a compreensão dos textos é relevante relembrar o significado dos conceitos de ecologia e teologia.
Ecologia é a parte da biologia que tem por objeto o estudo das relações dos seres vivos com seu meio natural e da sua adaptação ao ambiente físico ou moral[1].
Teologia é a ciência sobre ou a respeito de Deus. Logo Ecoteologia não é apenas a junção de três termos gregos Eco, Theos e Logos, mas o olhar da ciência sobre Deus sobre o modo como os cristãos devem cuidar, proteger e viver no planeta Terra.
[1] Extraído de http://www.dicionarioweb.com.br/ecologia.html está é uma definição simples, porém prática.
(2) Este texto foi editado na fonte “spranq eco sans” também conhecida como “ecofont”, criada pela agencia de comunicação holandesa Spranq esta fonte economiza até 25% de toner ou cartucho devido aos furos que há dentro das letras sem perder qualidade na impressão, é possível baixa-la em: http://www.baixaki.com.br/download/ecofont.htm.