26.11.11

O evangelho do Gentileza

por Bráulia Ribeiro
 
“Apagaram tudo 
Pintaram tudo de cinza
Só ficou no muro 
Tristeza e tinta fresca [...]
Por isso eu pergunto 
A você no mundo 
Se é mais inteligente
O livro ou a sabedoria?”
(Marisa Monte)
 
 
À medida que o Brasil vai se tornando mais evangélico observamos as marcas culturais do evangelicalismo se misturarem à cultura popular e vice-versa. Missiólogos discutem a influência da cultura nos diversos modelos de evangelho que temos pelo mundo usando dois conceitos, contextualização e sincretismo.
 
Entende-se por contextualização a expressão do conceito novo (a revelação do evangelho) por meio de formas antigas e facilmente reconhecíveis pelo povo. O conhecido se torna a expressão do novo. Já o sincretismo trata de uma mistura promíscua, indesejada, das novas formas com conceitos antigos. É a revitalização do erro, que se veste com uma fantasia brilhante e aparentemente nova.
 
O evangelho no Brasil  (e, acredito, em muitos outros lugares) se acultura de modo contextualizado e sincrético ao mesmo tempo. Para se discernir entre pureza e corrupção o trabalho é árduo, mas a discussão destes caminhos é hoje essencial para a saúde da igreja. Apenas o Espírito Santo e a Bíblia podem nos tirar do limbo de um semievangelho, que se torna inócuo por ser equivalente.
 
Atualmente existe uma guerra entre os evangélicos no Brasil que nada tem de santa. É uma releitura cultural da velha disputa de classes. Apesar de não termos uma cultura de castas, como na Índia, nossa tradição social, baseada em origem e poder econômico, é marcada pela exclusão de grupos sociais. Nos tempos coloniais, a família, o grau de proximidade da nobreza portuguesa, a cor da pele faziam a diferença. Hoje a subcultura à qual pertencemos, a linguagem que falamos, a música que ouvimos revelam o poder socioeconômico que temos.
 
As várias versões evangélicas atendem a subgrupos culturais diferentes e fazem concessões teológicas de acordo com a necessidade de cada um deles. O evangelho intelectual das classes dominantes requer uma lógica que se conforme ao discurso pós-moderno. O Deus tribal dos hebreus se transforma em uma força de amor despersonalizada e universalizante. Seguindo o exemplo da Europa multiculturalista, o evangelho palatável à “intelligentsia” tem que relativizar verdades. Não existe adaptação sem comprometimentos. A moralidade bíblica é um peso muito grande a ser carregado. Existe uma proposta de amor no evangelho, mas se exige para esta uma síntese hegueliana. Qualquer maneira de amar vale a pena, qualquer moralidade me diverte, desde que me satisfaça.
 
O evangelho das massas populares é simples: a entidade divina se tribaliza. Como qualquer proposta animista, o Deus tribal é pesado em suas demandas tributárias, requer riquezas em profusão e obediência cega às autoridades sacerdotais. Ele tem necessidade de demonstrar seu poder em um jogo intimidatório. As bênçãos são subornos e o Deus tribal dança conforme a música do desenvolvimento econômico e distribui casas, carros zero e cargos políticos, premiando a servidão de seus fiéis.
 
Nas duas versões o evangelho de Cristo se torna “o evangelho do profeta Gentileza”. O “amor” do Cristo folclórico não é amor, é entretenimento. Ele é simplório e ridículo. Quem é mais inteligente, o homem ou a lei, o livro ou a sabedoria?  (pergunta Gentileza). O homem, a sabedoria que não está nos livros nem no Livro  (respondemos). E decidimos então apontar as torres de nossas igrejas para o centro da sociedade brasileira (o homem cordial que a todos agrada). A cultura brasílica, que não gosta de regras impostas, menospreza o Livro e reinventa em duas versões um Deus sem leis e sem moral, que se ocupa de nos servir.
 
Concordo com Marisa que a parede cinzenta é mais triste do que se permanecesse pintada com os escritos coloridos do Gentileza. Contudo, não vamos trazê-lo para as igrejas. É melhor deixá-lo nas ruas. 
 
Bráulia Ribeiro trabalhou na Amazônia durante trinta anos. Hoje mora em Kailua-Kona, no Havaí, com sua família e está envolvida em projetos internacionais de desenvolvimento na Ásia.
 
Fonte: Revista Ultimato Novembro-dezembro 2011.

2 comentários:

  1. Simone Batista de Oliveira18/12/2011, 22:08

    Não venho falar sobre o texto e sim sobre sua entrevista hoje no programa da RIT. Amei! Simples, direto, pontual, claro e verdadeiro. Sem afetação... Deus o abençoe e continue iluminando-o para ajudar-nos com esclarecimentos a respeito da mais bela História de amor (Deus e nós)Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Allan!!!
    Pulando de canal passei pala RIT e gostei muito da sua conversa com a apresentadora.
    Sou de formação católica, mas não praticante e nem pretendo mais frequentar nenhuma igreja.Acredito que a fé dentro da instituição se perde.
    Resolvi nortear a minha vida, pela Carta de Coríntios 13...acima de tudo o Amor!!!
    Quando vc é criado com ética,limites,bom senso e amor ao semelhante, acredito que vc é capaz de viver segundo os ensinamentos de Jesus ou qualquer outro nome que procurou viver sua vida com bons valores e retidão.
    Amei todos os questionamentos que vcs levantaram,porque acho que as instituições precisam muito repensar os seus fundamentos e valorizar a nossa humanidade, a nossa irmandade e excluir menos...pelo que sei Jesus se acompanhava justamente dos excluídos e os sensibilizava com o seu exemplo.
    Parabéns a vc e a apresentadora do programa!!!

    ResponderExcluir